4 de jan. de 2009

O final bizarro da corrida de São Silvestre

A tradicional corrida de São Silvestre, realizada todos os anos em São Paulo, no dia 31 de dezembro, parece não estar passando por bons momentos. A coordenação está economizando de todos os lados. Para se ter uma idéia basta observar a faixa de linha de chegada usada nessa última edição do evento.

Um homem e uma mulher mantinham a faixa erguida, esperando o momento em que os primeiros atletas chegassem ao final do percurso. Mas, como dessa vez a faixa era muito pequena (ah, o corte de gastos...), cobria apenas um terço do espaço por onde o corredor poderia passar.

O fato é que a pequena faixa, que devia receber os atletas, foi responsável por uma das cenas mais bizarras já vistas na televisão em uma prova desse tipo. Imagine você... O atleta chega exausto, mal consegue parar, pois já não sente as próprias pernas. O coitado é só reflexo, nem pensa direito... Aí ele chega e vê uma pequena faixa segurada por duas pessoas, e um caminho livre enorme do lado esquerdo. Por onde ele vai passar?

Assim, a dupla que segurava a faixa na linha de chegada viu, um a um, os atletas rejeitarem a honraria. Isso incluiu o campeão na categoria masculina, o queniano (pra variar) James Kwambai.

É bom lembrar que a faixa tem outra função além de receber os atletas. A faixa também é responsável por exibir a logomarca das empresas patrocinadoras da corrida. O tamanho reduzido da faixa pode ser, então, resultado do baixo número de patrocinadores. Sendo assim, sugestão para a próxima edição da corrida de São Silvestre: abolir o uso da faixa. Ou alguém tem outra sugestão?

*Fui informado que o vencedor só é considerado oficialmente vencedor quando (e se) ele passa pela faixa no momento da chegada. Será isso mesmo? Imagine a discussão que isso teria gerado...

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,Danilo,legal o seu blog, que acessei por acaso. Também tenho um. Gostaria de convidá-lo a visitá-lo. É o www.blogdadeborahrajao.blogspot.com.
Adorei o texto que vc escreveu sobre a visão da colheitadeira. Muito legal.
Um abraço.