17 de nov. de 2008

Agências bancárias: o cliente tem sempre razão?

Sou cliente de um banco que adota o seguinte sistema: se minha senha é 1983, o caixa-eletrônico me vem com a seguinte informação:

1=0
2=1
3=2
4=3
5=4
6=5
7=6
8=7
9=8
0=9

Ou seja, para fazer um saque, ao invés de digitar a minha senha 1983, eu terei que fazer uma mudança absurda, e digitar 0872. (acho que é isso...) Aí você vem dizer: "é para sua segurança". Ah, claro. O problema é que estou retirando o dinheiro de um caixa eletrônico que pode ser visto da rua, porque todos os bancos tiveram a brilhante idéia de instalar "vitrines" diante dos caixas eletrônicos. O assaltante fica do lado de fora escolhendo suas vítimas, como uma criança escolhe um doce.

Suponho que a idéia da gerência é a seguinte: se acontecer um assalto dentro do banco, qualquer pessoa vê desde a rua, e chama a polícia. Se acontecer assalto a um cliente que acabou de sair de nosso banco, o problema não é nosso. Não podemos ser responsabilizados pelo que acontece fora da agência. Sim... os caras são maus.

Bancos são ótimos motivos para irritação. Já reclamei diversas vezes das malditas portas eletrônicas. Não dá pra entender como coisas que não funcionam direito continuam sendo usadas. Toda a vez que entro na agência da Caixa Econômica, preciso tirar da mala minha agenda. Porque as espirais metálicas disparam o sistema e me impedem de entrar. E o curioso é que cada agência, de cada banco, possui um sistema diferente.

Em alguns eu só preciso tirar do bolso o celular. Em outros preciso tirar o celular e a chave. Em outros o celular, a chave, a agenda e o Halls. Essa vale a pena lembrar... O segurança do banco Itaú me explicou que a embalagem metálica do Halls pode disparar a porta. Pode? Segundo ele, sim.

Voltando à questão das "vitrines"... Com esse sistema de encher de janelas de vidro na frente da agência, os caixas eletrônicos ficam de frente para a entrada, de tal maneira que o cliente fica de costas enquanto opera a máquina. O problema é que as máquinas funcionam com monitores comuns, que refletem a luz que vem do lado de fora da agência. Ou seja, fica muito mais difícil ver o que aparece na tela, se o reflexo da rua incide sobre o monitor.

E por que esses e outros problemas semelhantes persistem? Provavelmente, não há interesse em corrigir tais dificuldades. No banco Mercantil, se seu cartão é bloqueado por um erro de digitação, você precisa esperar, obrigatoriamente, 24 horas para que ele seja automaticamente desbloqueado. Se você precisa muito do dinheiro, não pode simplesmente entrar na agência e solicitar a um funcionário o desbloqueio. Acho que é por isso que colocam escrito, em letras brancas num fundo vermelho, do lado de fora da agência: BANCO 24 HORAS.

Pra não esquecermos o tempo de espera.

3 comentários:

Anônimo disse...

oooo, meu amigo, fazia tempo que não lia alguma coisa tão pertinente assim. Coisa de gente com olhar arguto e perspicaz. Pau nos caras mesmo.

Tônia disse...

oi!! parabéns p/ o texto!! 10 c/ 3 estrelinhas!!

eu te contei qnd o meu cartão foi bloqueado? fui ao caixa eletrônico e ao fim do procedimento era requisitada uma senha de letras. Claro q tentei 3 vezes e o cartão foi bloqueado, mas eu explico: a minha senha era de números, nunca havia letras, como aquilo era possível?
até tentei falar c/ o gerente, pq segundo o funcionário, apenas o gerente poderia resolver; entretanto o gerente estava em uma reunião fora da agência ..... :(

qnd retornei, descobri: é q o banco, p/ maior segurança dos clientes, "resolveu determinar uma senha de letras p/ o cliente", e não avisou!! então, perplexa, eu disse q milhares de clientes teriam tal incômodo e cartões bloqueados, pois ngm sabia da alteração. e o gerente me disse: "é, todos terão q vir falar comigo".

e depois eles existem p/ facilitar a sua vida......

bjuuu

N.C. disse...

Esses dias estava na agência da Caixa lá de Uvaranas. De repente, a porta começou a barrar todas as mulheres que tentavam entrar. Nada justificava a atitude contrária - inclusive porque eu, que não acho que eu seja um homem, já estava lá dentro - até a terceira tentativa das moçoilas. O problema eram as atuais bolsas femininas, com muitos enfeites metálicos. Com isso descobri algo muito importante: a moda é um probl..., digo, os guardas têm sim como liberar a entrada sem termos que tirar tudo da bolsa. Ainda bem que o guarda que estava naquela agência era simpático...