13 de fev. de 2010

A melhor quinta-feira que posso lembrar

Essa quinta-feira, dia 11, foi um dos dias mais felizes de minha vida, em razão de um evento marcado há pelo menos dois meses. Mas só fui perceber o quão importante o evento era, no instante em que ele se tornou realidade.

Na quinta-feira, meu irmão, Dalton, recebeu a colação de grau do curso de Licenciatura Português-Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grosa. Depois de quatro anos estudando pra caramba, ele enfim é professor.

Muita gente conquista a formatura a cada ano. Muitos celebram a finalização de um período longo de estudos e leitura, gastos financeiros e psicológicos. Mas meu irmão não comemora apenas a vitória nesses últimos quatro anos.
***

Dalton é um vencedor porque nasceu com uma deficiência que exigiu uma cirurgia quando ainda era pequeno. E um erro, nessa cirurgia, gerou um problema no cerebelo, parte do cérebro que determina, basicamente, o equilíbrio do corpo e a coordenação motora.

Por consequência, ele hoje escreve com lentidão e diversas atividades exigem maior concentração e esforço. Não caminha sem que alguém esteja ao seu lado dando apoio e auxiliando no equilíbrio. Mas, superando dificuldades, ele se adaptou bem às suas limitações e, em inúmeros aspectos, Dalton é muito melhor do que muitos que se acham melhores.

Sua capacidade intelectual o levou a partir de um ensino especial, nos primeiros anos escolares, para o ensino regular. Passou pelo ensino médio e decidiu que queria fazer vestibular. Conseguiu o que eu, certa vez, não consegui: passou no vestibular estudando sozinho, em casa. Adquiriu incrível poder de memorização. Como hobby, Dalton chegou a memorizar, certa vez, todos os nomes de países do mundo e suas respectivas capitais. Comprou pelo correio um dicionário de alemão, e pouco tempo depois já estava falando as primeiras frases no idioma.

Na Universidade, ele se dedicou pra valer, e venceu cada dificuldade. Desde o preconceito de colegas até perseguição de professor. O andador que ele usou para caminhar pelos corredores chegou a sumir por algum tempo, devido à irresponsabilidade de quem o pegou sem pedir permissão.

Foram inúmeras fotocópias feitas e lidas. Foram fins de semana de estudo intenso. E cada trabalho que ele fazia, eu sabia, exigia muito mais esforço do que o empregado por qualquer acadêmico que pode contar com a rapidez ao escrever no caderno ou no teclado.

Eu o ajudei no que pude no primeiro ano de seus estudos na Universidade. Nos anos seguintes, meu pai o levou e trouxe para as aulas todos os dias, e minha mãe deu maior apoio. Mas cada curso é cada curso. Eu não podia ajudar mais do que sabia, e o conhecimento que ele adquiria pertencia somente a ele. O mesmo valendo para meus pais. Sendo assim, a participação da família foi fundamental, mas não o principal.

Vendo meu irmão vestindo a beca, na noite dessa quinta-feira, em meio a outras dezenas de formandos, não tenho vergonha de dizer, eu chorei. Chorei de orgulho e satisfação quando gritei seu nome, enquanto ele recebia o canudo das mãos do reitor João Carlos Gomes, recebendo mais aplausos do que qualquer outro que ali estava.

Esse diploma, Dalton, não é só a conquista de uma profissão. Não é a prova de quatro anos bem aplicados em estudos. Esse diploma é a prova de que você é um vencedor na vida, e continua sendo. Deste lado, você tem um irmão com muito orgulho, e que diz para quem quiser ouvir, que minha admiração por você é imensa.

E te desejo todo o sucesso no curso de mestrado que você começa em breve.

6 comentários:

wladimir disse...

.
Danilo, Dalton, Pai, Mãe, amigos,

Convivi com o honrado graduando pelos corredores do Bloco B... O que presenciei sempre que me detive a observar, foi uma incontestável e valorosa força de vontade!

Pero se me hace una obligación señalar que Dalton, además de su inglés y alemán, igual se mete a habrar, y con muy buena competencia, el español!

ENHORABUENA, familia hermosa!
Felicitaciones a ti, Dalton!
.

Robison Queiroz disse...

Com certeza é uma conquista que mostra para alguns que o limite está no preconceito. Apesar de nunca ter puxado um dedo de prosa com seu irmão (ainda), como já disse em outra ocasião, eu o considero um Herói.
Parabéns!!!

Dalton Paulo Kossoski disse...

Muito obrigado, Danilo. Você é um cara muito legal...Uma vez, eu disse, no Guaragi, que meu maior presente de aniversário viria exatamente um mês depois... Um presentão que me deixou orgulhoso e que certamente, eu não vou esquecer, pelo resto da minha vida. E já que você tocou no assunto que eu sou afeito à línguas: Thank you very much, Vielen Danke, muchas gracias!

Tônia disse...

oi Danilo!! acredita q não conheço seu irmão? e não sei por quê, mas eu achava q ele fazia informática....

admiro muito quem estuda e fala idiomas, pq eu fui até um certo ponto no Inglês depois não entendi mais, hehe, e qnt à conversar em outro idioma, tenho 435 tipos de medo!! mas quero aprender Espanhol e Italiano!!

parabéns ao Dalton e à toda a família, pois cada um contribuiu para a conclusão do curso

parabéns especial ao formando, que esforçou-se, empenhou-se e formou-se no curso escolhido

qnt aos pré-conceitos, o fato dele ter se formado foi um tapa com luvas de pelica em pessoas que costumam debater rótulos e não conteúdos

durante os 13 anos q convivi com a diferença de 4 cm (a perna esquerda era menor, devido a um acidente de carro e várias cirurgias) e usei um solado interno e outro externo, visível a todos, e impossibilitada de usar salto alto, sandália e chinelo (uma simples Havaianas!), pude ler nos olhares e ouvir em tons de comentários a maldade e falta de sensibilidade de alguns seres, que decididamente não são humanos

depois que fiz a cirurgia, alguns desses seres mudaram de atitude comigo, .............. como se a embalagem fosse mais importante q o conteúdo....

entretanto nós sabemos que os sentimentos de uma pessoa, seus sonhos, qualidades e capacidades vão além de qualquer tipo físico, cor de cabelo ou limitação

aliás, muitos são lmitados e nem percebem, pois precisam usar óculos para suprir uma limitação!! inclusive eu, vc e milhões de pessoas !!

um abraaaaaaaaaaço p/ vc e p/ seu irmão

masi uma vez parabéns a ele pela conclusão do curso e pelo ingresso no mestrado!! sucesso sempre !!

Tônia

Bruno Scuissiatto disse...

Danilo - desde minha estada em Ponta Grossa sempre me chamou atenção o Dalton e o seu pai. Não foram poucas vezes que comentei com a minha namorada que o exemplo de determinação e empenho, percebia nos dois. Um no dia a dia da universidade, o outro exercendo a atividade de pai com todas as letras, zelo e amor.
Parabéns ao Dalton pela formatura, bravura e comprometimento em mostrar que viver é muito bom.

Certamente o enquadramento mais humano do curso de letras em meus três anos na UEPG - o voyage cinza, seu pai e o forte Dalton. A estrada é longa, mas para os fortes ela sempre é uma tela bela.


Parabéns, Dalton.

abraxx nos Kossoski citados.

Luciane disse...

Olá Danilo, desde já parabenizo o Dalton pelo mérito, você, seu pai e mãe pelo apoio e auxílio ao nosso querido Dalton que é um vencedor. porq sabemos que não é nada fácil.

Ainda bem que eu tenho o privilégio de participar da vida de vocês (não tanto como gostaria) e poder dizer que estou muito feliz pela conquista do Dalton, um amigo querido, inteligente e mega esforçado. Só quem o conhece, sabe o valor que tem essa conquista. E o mestrado então, que xiki! desejo muito sucesso nessa nova caminhada.

Abraçosssss e muitas bjokinhas para a família Kossoski, e em especial, para o nosso mais novo PROFESSOR.