18 de abr. de 2007

Boato causa rebuliço no supermercado

Possível reciclagem de leite confunde consumidores

A boa Teoria da Conspiração é aquela que não pode ser provada, nem desmentida com facilidade. Mas, muitas dessas Teorias começam com simples boatos, que se espalham com velocidade assustadora, e nem dão tempo para serem desmentidos.

Há pouco mais de um mês fui ao supermercado e, quando ia apanhar uma caixa de leite, tive que esperar a indecisão do sujeito que estava à minha frente. A maioria das pessoas simplesmente olha a marca e o preço do produto. Outros, mais atentos, reparam na data de validade. Mas esse cidadão fazia mais que isso... tirava uma das caixinhas de leite de dentro do pacote ainda lacrado, e olhava com extrema atenção o fundo da embalagem.
Quando me viu ao seu lado, procurou justificar a atitude:

_Está vendo esse número aqui embaixo da caixa de leite? – perguntou, apontando para um número 5 – Significa que o leite voltou para a fábrica 5 vezes, foi reciclado, e trazido de volta até a prateleira do mercado.

E, depois da explicação, devolveu o leite com número 5, e levou outro que tinha número 2 embaixo da embalagem.

Eu jamais tinha ouvido falar naquela história. Leite reciclado? Seria possível? Só mesmo falando com um técnico para saber se era verdade. Mas, desde então, comecei a reparar que as caixas de leite traziam sempre um número (entre 1 e 5) no fundo da embalagem. Podia ser verdade. Eu podia estar bebendo leite “velho” sem saber.

O fato é que essa informação foi se espalhando depressa. Tão rapidamente, que deve ter chegado até a gerência da empresa que fabrica embalagens de leite longa-vida. E, nos últimos dias, as caixas de leite começaram a ser vendidas junto com um folheto que desmente, de forma quase irritante, o boato que se espalhou pelos supermercados.


O panfleto explica que a numeração contida na embalagem serve apenas para identificar de qual trecho da bobina de papel saiu a caixa que o consumidor tem nas mãos. Seria um meio para garantir o controle de qualidade das embalagens.

O folheto termina dizendo que “O Leite Longa Vida é inspecionado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Vigilância Sanitária e NÃO pode, por lei, ser reprocessado”.

Continuei desconfiado e, para sanar a dúvida, tive que ver pessoalmente uma dessas bobinas de papel, de onde saem as embalagens. E, não é que é verdade! Cada bobina possui vários números que, aparentemente, não têm relação com o conteúdo da caixa.

Essa história me fez lembrar de outra Teoria, surgida no final da década de 1980. Quando lançaram o videogame Atari, alguém espalhou o boato de que o brinquedo estragava o aparelho de televisão.

Não fiquei sabendo de nenhum televisor que pifasse por causa do videogame. Mas sei de inúmeros jovens que só puderam jogar pacman em televisores antigos, porque “na TV nova da sala, nem pensar”, diziam os pais.

Também existe a teoria que diz que a tecnologia do Atari foi trazida do espaço por alienígenas. Mas essa ainda não foi desmentida.

3 comentários:

Anônimo disse...

humm interessante hehe =)

Anônimo disse...

Cara, o mais interessante dessas coisas é que as pessoas preferem acreditar na conspiração. O mesmo contece com as garrafas de água, que continuam a povoar as caixas de luz das periferias....e conteste a pessoa que aquilo não é verdade...fazer o que né?!

Anônimo disse...

Eu sou um desses... Sempre vou pro lado da conspiração. Mas tô tentando ser um Padre Quevedo e dizer que "Isso nó ecxiste!"

danilomk@gmail.com